Gatilhos de doenças infecciosas
As doenças infecciosas podem ser causadas por vários patógenos, incluindo vírus, bactérias ou fungos.
Vírus
Vírus como o corona SARS-CoV-2 não são visíveis a olho nu e têm apenas 20 a 300 nanômetros de tamanho. Eles invadem células de pessoas, plantas ou animais em geral e usam essas células vivas como hospedeiras. Mesmo quando expostas ao ar, às vezes podem sobreviver por um período muito longo e permanecer contagiosas. No entanto, uma nova célula hospedeira é necessária para a sobrevivência a longo prazo, se não a encontram, cedo ou tarde os vírus morrem.
Nem todos os vírus causam doenças. Nosso sistema imunológico geralmente reage rapidamente e luta contra os invasores. Os vírus começam a se multiplicar no corpo assim que a infecção ocorre. As drogas são de ajuda limitada contra vírus e os antibióticos têm demonstrado ser ineficazes contra algumas doenças virais. Existem medicamentos antivirais que ajudam apenas contra certos tipos de vírus. Como os vírus podem mudar (vírus influenza, por exemplo), eles são capazes de superar as defesas do corpo com mais facilidade. Uma pessoa só se torna imune quando seu corpo lida com o patógeno. No entanto, mesmo após a superação da doença, a imunidade nem sempre é garantida. Os vírus não têm seu próprio metabolismo.
Bactérias
Comparadas aos vírus, as bactérias são muitas vezes maiores. Eles têm cerca de 0,1 a 700 micrômetros de tamanho, são organismos unicelulares, auto-suficientes, com seu próprio material genético e metabolismo. As bactérias estão por toda parte - no ar, na água, nos alimentos, etc. Assim como os vírus, as bactérias podem sobreviver por longos períodos de tempo, muitas vezes semanas ou até meses, no meio ambiente ou no próprio corpo. Eles são muito adaptáveis e podem se multiplicar sob várias condições. Apenas um por cento de todas as bactérias causa doenças em seres humanos. Muitas vezes, as bactérias são importantes para a saúde. Por exemplo, eles vivem no intestino humano, na pele ou na cavidade oral. Quem deseja eliminar as bactérias pode usar altas temperaturas (por exemplo, na forma de vapor de água durante a limpeza) ou substâncias químicas como álcool, aldeídos ou cloro. No corpo humano, antibióticos são freqüentemente usados como parte de um tratamento, as bactérias são impedidas de se multiplicar ou mesmo destruídas diretamente.
Fungos
Os fungos ocorrem naturalmente no corpo ou na pele humana e existem apenas alguns tipos que nos causam doenças. Fungos gostam de lugares úmidos: em banheiros, nichos, em paredes úmidas ou em vasos de flores, por exemplo. Alimentos como pão, batata ou farinha também podem ser um terreno fértil para eles. Também podem ser encontrados em estofados e roupas de cama. Existem fungos em nossa flora natural da pele se alimentando de partículas de tecido morto e só penetram no corpo humano se a barreira natural da pele estiver danificada ou o sistema imunológico enfraquecido. As doenças causadas por fungos são chamadas de micoses e principalmente pele, unhas ou mucosas são afetadas. Raramente os órgãos internos, como os pulmões, são afetados por fungos, mas se isso acontecer, eles podem causar grandes danos.